Foram encontrados 98 registros para a palavra: Na pandemia

Deputado lamenta fim do auxílio emergencial em plena pandemia e com desemprego recorde

Ao término da última sessão legislativa do ano na Câmara dos Deputados, na madrugada da quarta-feira (23), o deputado federal Célio Studart (PV-CE) usou rede social para lamentar a extinção do auxílio emergencial a partir de janeiro, em plena pandemia, sem que nenhum outro programa tivesse sido elaborado para substitui-lo.

Para que o programa de assistência financeira continuasse, seria necessário que o Congresso aprovasse alterações na medida provisória 1000. Editada em setembro, a MP oficializa o auxílio emergencial de R$ 300, com pagamento em quatro parcelas, entre setembro e dezembro. Para piorar, também não haverá pagamento neste ano do 13º para os beneficiários do Bolsa Família. ..

Cuidados devem ser redobrados para se viajar com segurança na pandemia

Em tempos de pandemia de covid-19, os cuidados devem ser redobrados por passageiros de avião e de ônibus nestas festas de fim de ano. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou que, entre as medidas sanitárias que devem ser seguidas em aeroportos e aeronaves, está o uso permanente de máscaras de proteção facial por passageiros, funcionários e tripulação.

A agência reguladora também determinou a organização criteriosa do procedimento de embarque de passageiros e especialmente desembarque da aeronave até o solo, orientando para que permaneçam sentados na aeronave no pouso e informados que o desembarque será realizado por filas, iniciando pelos assentos situados mais à frente do avião...

“Brasil ainda está na pandemia, não podemos descuidar,” afirma médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto

O Brasil vive um aumento no número de novos casos e mortes de pessoas contaminadas pela Covid-19. Para falar sobre a pandemia no País, as vacinas contra a doença e a expectativa de imunizar a população brasileira no ano que vem, o portal Brasil61.com entrevistou o médico sanitarista Gonzalo Vecina Neto.

Gonzalo é fundador e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também foi ex-secretário de Saúde de São Paulo e atualmente é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Universidade de São Paulo (USP)...

Empreendedorismo Feminino: mulheres se reinventaram na pandemia 

Fabiana Rolim,  acredita no digital para impulsionar negócios e empreendimentos

Com o propósito de impulsionar as mulheres, a coach e mentora Fabiana Rolim, Multiplicadora Ela Pode IRME/ Google, no Vale do São Francisco falou com a RedeGN sobre como a pandemia afetou as empreendedoras na Região. Segundo Fabiana, como em qualquer outro negócio, houve a necessidade em se adaptar às possibilidades...

Em plena pandemia, governo retira recursos do FGTS que iriam para saúde

Ao contrário do que o governo afirma, as sucessivas liberações de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço estão impactando na sustentabilidade do Fundo. De acordo com o Conselho Curador do FGTS, o orçamento do Fundo vai cair R$ 2 bilhões nos próximos dois anos, ameaçando políticas públicas nas áreas de saúde, habitação, infraestrutura e saneamento básico.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) tem feito alertas sobre os riscos ao Fundo de Garantia — uma reserva de dinheiro dos trabalhadores e também fonte de financiamento de moradias populares e outros programas sociais. Além do comprometimento na arrecadação, a Fenae chama a atenção para outro grave problema...

Artigo - Vivendo o luto na pandemia

Esta semana perdi um ente querido, e isso me fez refletir sobre o que a pandemia nos tirou de mais precioso: o direito de estar junto.

O ser humano não foi criado para ser sozinho e não tem nada mais difícil do que não poder abraçar quem você ama, especialmente em momentos de dor. A pandemia trouxe muitas alternativas para irmos “levando a vida”: lives, aulas remotas, drive ins, delivery para praticamente tudo e as redes sociais são o nosso ponto de encontro. E esta semana, vivi a triste experiência de milhões de pessoas, que têm feito das redes sociais o seu “velório”...

Deu tudo certo: grávida vence tumor cerebral e tem quadrigêmeos em plena pandemia

Descobrir, aos 16 anos, que nunca poderia ter filhos, mas anos depois engravidar de quadrigêmeos e, ainda no início da gestação, aos três meses de gravidez, receber um diagnóstico de um tumor no cérebro. Uma história que pode parecer inusitada, mas que aconteceu com a estadunidense Katis Sturm. Uma boa notícia para animar e encher de esperança essa quinta-feira (15).

Diagnosticada com um glioma, um tipo de tumor que afeta a função cerebral, em plena pandemia, Katis precisou ser operada às pressas. Os médicos queriam esperar que os bebês nascessem para remover o tumor, mas ela sofreu diversas convulsões. Quando estava na 20ª semana de gravidez, fez a cirurgia. Felizmente, correu tudo bem!..

Em plena pandemia, poucos se preocupam com a acústica

Muitos moradores de apartamentos vêm sofrendo demais com a falta do conforto acústico, desde os anos 80 em virtude da racionalização do setor da construção civil, bem como, redução de custos dentro das obras, novas tecnologias, novos materiais e orçamentos enxutos. As reclamações nessa pandemia tornaram-se constantes.

Materiais mais leves e menos robustos ou densos, falta de projetos de acústica específicos visando o isolamento e ou condicionamento acústico, bem como, descumprimento das normas vêm gerando todo esse desconforto. Algumas premissas iniciais devem ser seguidas para o isolamento e condicionamento acústico, uma vez que a acústica é considerada um sistema- mola, massa, mola ou massa-mola-massa. E nunca esses custos devem sobrepor o bem- estar dos usuários...

Em plena pandemia, territórios tradicionais de fundo de pasto de Curaçá são ameaçadas pela Mineração Caraíba

A vida das famílias que moram nas Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto Vargem Comprida e Esfomeado, em Curaçá-BA, encontra-se ameaçada pela ação da Mineração Caraíba.

Segundo denúncias de moradoras e moradores, que preferem não se identificar, a empresa ameaça entrar nos territórios coletivos para realização de atividades minerarias, expondo a risco de contaminação os moradores, degradando a natureza e afetando o modo de vida das comunidades...

Alunos da rede pública ficam meses sem atividades remotas na pandemia

Alunos do ensino fundamental matriculados em escolas públicas nas capitais dos estados ficaram meses sem atividades remotas ou orientação dos professores no período em que as aulas presenciais foram suspensas por causa da pandemia do novo coronavírus.

Em 14 das 27 capitais, os estudantes tiveram 35 dias ou mais sem nenhum tipo de atividade remota durante o período de suspensão das aulas, de acordo com informações fornecidas pelas secretarias municipais de Educação...

'Que morram antes da vacina chegar', diz padre sobre fiéis que não vão à igreja na pandemia

Em missa realizada neste domingo (23), um padre da paróquia São João Batista, em Visconde do Rio Branco (MG) disse que deseja a morte dos fiéis que não estão indo à Igreja durante a pandemia do novo coronavírus.

"Aí a gente vai vendo quem realmente ama a eucaristia. Porque tem alguns católicos, engraçado, que têm saúde, têm tudo e diz: 'Eu só vou na Igreja quando tiver a vacina'. Tomara que não apareça vacina para essas pessoas. Ou que morram antes da vacina chegar, não é?", afirmou. ..

Café com Ideias discute “Famílias na pandemia: relatos de mães de autistas” nesta terça (25)

O projeto de extensão Café com Ideias, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), vai realizar nesta terça (25) uma live Café com Ideias transmitida pelo canal Autism Education, às 19h, sobre o tema “Famílias na pandemia: relatos de mães de autistas”, promovendo diálogos sobre como as mudanças ocasionadas pela pandemia têm afetado famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Essa discussão terá a participação de cinco mães de autistas, entre elas, a fundadora e presidente da Associação de Crianças Autistas de Senhor do Bonfim (ACASB) Jivane dos Santos e a coordenadora do projeto Café com Ideias e mediadora dos debates, Gisele Shaw, professora do Colegiado de Ciências da Natureza, do Campus Senhor do Bonfim (BA) da Univasf...

Preço de medicamentos hospitalares sobe 16% na pandemia

O preço dos medicamentos vendidos aos hospitais do país subiu 16,4% durante os cinco primeiros meses da pandemia da covid-19 no Brasil, de março e julho. Os dados, divulgados hoje (20), são do Índice de Preços de Medicamentos para Hospitais (IPM-H), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e da Bionexo.

Segundo o levantamento, a alta foi impulsionada por três grupos de medicamentos utilizados no tratamento de pacientes com a covid-19: suporte ao aparelho cardiovascular, com elevação de 92,6%; sistema nervoso, de 66%; e aparelho digestivo e metabolismo, de 50,4%. Os aumentos principais foram de remédios relacionados a analgesia, anestesia, suporte ventilatório e suporte vital. ..

Governo não adotou medidas para promover educação inclusiva na pandemia, diz relatório

Um relatório produzido por deputados que integram a Comissão Externa da Câmara que acompanha trabalhos do Ministério da Educação (MEC) afirma que o governo federal não adotou "nenhuma medida" para promover educação inclusiva na pandemia.

“Até julho de 2020, nenhuma medida havia sido tomada pelo governo federal no sentido de promover a educação do campo, de povos indígenas, quilombolas ou a educação inclusive durante a vigência das políticas de isolamento social”, diz trecho do relatório...

Com mais de 366 mil videoconferências, Justiça eleva produtividade na pandemia

No período em 1º de maio e 4 de agosto, o Poder Judiciário brasileiro realizou 366.278 videoconferências por meio da Plataforma Emergencial de Videoconferência para Atos Processuais, a maioria voltada para realização de audiências e sessões de julgamentos.

O dado foi apresentado na sexta-feira (7/8), pelo presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli. “O uso da videoconferência tornou-se vital para que a Justiça brasileira continue ativa e preste um serviço de qualidade à sociedade, que também está se transformando e demandando cada vez mais soluções desta natureza.”..

Senadores cobram aplicação efetiva da Lei Maria da Penha na pandemia

As medidas de isolamento e distanciamento social impostas pela covid-19 obrigam as famílias a ficarem mais tempo em casa e as mulheres mais expostas à violência doméstica. Essa situação se destaca no dia em que a Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006) completa 14 anos, em plena pandemia de coronavírus. O alerta foi dado por vários senadores nas redes sociais, nesta sexta-feira (7).

Jaques Wagner (PT-BA) destacou o aumento no número de casos de feminicídio no país em 22,2%, entre março e abril, de acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)...

Encontro Virtual com profissionais de saúde discute aspectos emocionais na pandemia  

A Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde realizou na última sexta-feira (31-07) mais um encontro virtual com profissionais da saúde. A atividade discutiu os aspectos emocionais na pandemia e contou com a participação da psicóloga do Núcleo de Saúde da Família (NASF), Paula Matos. 

A iniciativa teve como objetivo contribuir com a saúde emocional dos profissionais da saúde diante dos desafios vividos na pandemia...

UNEB em Senhor do Bonfim aborda sobre a situação dos circos na pandemia 

O projeto "Videoartes contra o coronavírus" do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB realiza sua nona produção "Circo na pandemia". O audiovisual aborda sobre os circos que desmontaram picadeiros e os artistas circenses que impossibilitados de trabalhar estão vivendo de doações. 

O circo leva alegria para as pessoas por onde passa, mas devido as medidas de prevenção ao novo coronavírus, como o distanciamento social, o circo que depende do público para se manter, não pode realizar suas apresentações, ficando a mercê de doações e auxílios do governo...

Esporte mais seguro, conforme estudo, tênis vira alternativa para quem quer se exercitar na pandemia

Para os petrolinenses que não abrem mão de um bom exercício físico, a semana começou com boas notícias. É que o funcionamento do Parque Josepha Coelho, das pistas de corrida e caminhada e da Orla da cidade para a prática de exercícios foi autorizado desde esta segunda-feira (27). Também foi dado o aval para reabertura dos clubes sociais do município, para a prática de atividades esportivas em modalidades individuais, exceto lutas, seguindo os protocolos de higienização.

Para quem deseja praticar alguma atividade esportiva sem correr grandes riscos de contaminação pela covid-19, temos uma boa dica: segundo estudos e especialistas, o tênis é a melhor alternativa. É o que mostra um levantamento da Associação Médica do Texas, dos Estados Unidos. A entidade criou uma escala de 1 a 10 para classificar o risco de diversas atividades do cotidiano, como ir a um restaurante ou passear no parque, e classificou o tênis como o esporte mais seguro para se praticar nessa pandemia...

População negra na pandemia é tema abordado em audiovisual produzido pela UNEB em Senhor do Bonfim

A pandemia do novo coronavírus evidenciou e aumentou as desigualdades sociais no Brasil, um país com mais de 200 milhões de habitantes, onde mais de 50% solicitaram o auxílio emergencial, demonstrando as desigualdades socioeconômicas. Para refletir sobre essa problemática, o projeto "Videoartes contra o coronavírus" do Departamento de Educação (DEDC) do Campus VII da UNEB realiza sua oitava produção intitulada "A população negra na pandemia".

O audiovisual apresenta dados reais sobre a população negra no Brasil, onde na análise de mortes por Covid-19, pretos e pardos representam 57%, enquanto brancos são 41% dos mortos. E destaca que a falta de serviços de saúde, exames e diagnósticos atingem a população em geral, mas, principalmente a população negra, evidenciando o racismo estrutural, "... um processo histórico e político em que as condições de subalternidade ou de privilégio de sujeitos racializados é estruturalmente reproduzida", como aponta o advogado e filósofo, Silvio Almeida...